quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Bem Amado - O filme

Esses dias assisti O Bem Amado. O filme baseado na primeira novela de Dias Gomes exibida em cores pela Rede Globo. Diferente da maioria que se encontrava no cinema, eu se quer lembrava da estória de Odorico Paraguassu.




















  
De certa forma, ir ao cinema sem saber muito bem o que virá pela frente, tem o seu lado bom pela surpresa dos acontecimentos dos fatos. No entanto, em se tratando de Guel Arraes na direção, Paula Lavigne na produção, Caetano na trilha, e o elenco, composto por pérolas da classe artística brasileira como; Marco Nanini, José Wilker, Matheus Nachtergaele, Caio Blat, Andréa Beltrão, Zezé Polessa, Drica Moraes, Tonico Pereira e Bruno Garcia, não existia a impossibilidade mínima de ao menos provocar boas risadas.
Particularmente, algumas cenas me pareceram um tanto quanto caricatas imperando um certo canastrismo assim como outras se revelaram geniais como a quebra da quarta parede, o dramalhão das telenovelas e a cena clássica das pessoas amontoadas saindo da água e correndo pela areia de Tubarão (sim, o filme Tubarão de Spielberg com direito a menção `a trilha de John Williams).
Historicamente ele se apresenta interessante a medida que faz, em vários momentos, analogias com a política brasileira chegando a mencionar Jango. (Aliás, esses paralelos me fizeram refletir sobre a data de lançamento e a aproximação das campanhas eleitorais.)
Um filme leve, divertido, com ótimas atuações que merece ser assistido principalmente por ser um filme "nosso" e reflexivo.