domingo, 17 de outubro de 2010

Bolero de Ravel

A música que escolhi como uma interpretação mais fiel do meu "perfil" foi o Bolero de Ravel.
É incrível como desde a primeira vez que escutei essa melodia, na vitrola de agulhas empoeiradas, nunca mais pude esquecer a sensação que aquilo me causara.
A emoção foi tomando conta do meu corpo infantil causando uma aceleração desconcertante no meu coração de criança.
Outros ritmos, outros cantores, bandas e o surgimento dos cd's e dvd's inevitavelmente desfocaram e consumiram minha disposição, atenção e interesse musical, no entanto, jamais foram capazes de ofuscar meu fascínio primitivo desconcertante; o Bolero.
















Curiosidades:

O Bolero é Sagitariano :)) - teve sua estreia dia 22 de novembro de 1928 
É chamado de "o mais longo crescendo do mundo"
É tocado diariamente na Praia do Jacaré em João Pessoa-PB durante o pôr-do-sol, pelo músico Jurandy do Sax (lindo isso)
Sua origem provém de um pedido da dançarina Ida Rubinstein, que encomendou a Ravel a criação de um balé a caráter espanhol. 

Abaixo a pintura da mulher que inspirou a criação da obra.
 




 









Ida Rubinstein, a inspiração por trás de Bolero. Retrato pintado por Valentin Serov.

*fonte;wikpedia